sábado, 12 de maio de 2012

Coesão Textual (Exercícios)


Texto 1

     "Conforme envelhecemos, o cérebro se reorganiza e passa a agir e pensar de maneira diferente. Essa reestruturação nos torna mais inteligentes, calmos e felizes" , diz a americana Barbara Strauch   ,
autora de O melhor cérebro da sua vida . O livro ,  recém-lançado  no  Brasil  pela  editora Zahar  ,  reúne argumentos que  fazem a ideia de envelhecer - sobretudo  do  ponto de vista intelectual - bem menos assustadora do costuma ser .
     A nova  ciência  do  envelhecimento ,  retratada  por  Barbara  ,  conseguiu  decifrar  o caráter   das mudanças por trás de percepções aparentemente contraditórias . Os pesquisadores aproveitaram a po-
pularização das   técnicas  de  ressonância  magnética - nos  últimos  15  anos  ,  o número de  estudos
aumentou dez vezes - para flagrar o cérebro em pleno funcionamento. Eles descobriram que , sim, há
um desgaste natural das células nervosas como se pensava. Mas ele é localizado e circunscrito ,   assim como seus prejuízos à mente .

     Um estudo feito pela equipe do neurocientista americano John Morrison , da Escola  de  Medicina
Monte Sinai , em Nova York , analisou o que acontece com alguns pequenos   botões  localizados  no corpo dos neurônios . Eles ajudam a captar as informações . Os cientistas descobriram que apenas um
tipo desses botões sofre com o envelhecimento . São os menores,  envolvidos  no  processamento  de novas informações - onde parei o carro , onde estão as chaves ou como chama a nova namorada    do meu amigo ? Quase 50%  desses receptores  perdem a  atividade .  Mas  outro  tipo  ,  encarregado  de lembrar de grandes acontecimentos e de informações enraizadas em nossa mente   , como habilidades
profissionais , não sofre dano algum.
     Se alguns neurônios podem ser danificados pelo tempo , há outros - até mesmo regiões inteiras do
cérebro - que passam a funcionar melhor. "O raciocínio complexo , usado para analisar uma  situação
e  encontrar  soluções ,  é  aprimorado"  ,  diz  o   psiquiatria   Gary   Small  ,  diretor  do  Centro   de Envelhecimento da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
                                      (Como a idade faz nosso cérebro florescer. In: Veja. 04/07/2011, com adaptações)

01. (Consulplan)

Com relação às ideias apresentadas pelo texto , é INCORRETO afirmar que

a) o desgaste natural das células nervosas é localizado,ou seja , não se difunde; consequentemente, não
há prejuízos para a mente.

b) o cérebro ,  quando  maduro  ,  comprovadamente  ,  sofre uma  perda  em  sua     capacidade     de processamento de novas informações.

c) o cérebro , mesmo com o passar dos anos , não perde a capacidade de manter informações que   já
se fixaram em nossa mente.

d) a capacidade do cérebro de realizar raciocínios   complexos  é  aperfeiçoada  embora  aconteça  um desgaste natural das células nervosas.

e) a capacidade do cérebro de reter informações recentes é afetada porque  é  exatamente  a  parte  de nossos neurônios responsável por isso que sofre com o envelhecimento.

02. (Consulplan)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das relações de coesão do texto.

a) Em "São os menores" (3º§) e em "há outros" (4º§) estão subentendidos os termos "botões" e "neurônios",
respectivamente.
b) Em "Eles ajudam" (3º§), o termo destacado retoma o antecedente "alguns pequenos botões" .
c) Em "Mas ele é localizado e circunscrito" (2º§) , o termo "ele" retoma o antecedente "o cérebro" .
d )A  expressão  "Essa reestruturação"  (1º§)  retoma  a ideia  expressa no primeiro período do mesmo parágrafo .
e) Em "Eles descobriram" (2º§) , o termo destacado retoma o antecedente "Os pesquisadores" .


Texto 2

"ONDE ESTOU?"

(Cláudio Manuel da Costa)

Onde estou ? Este sítio desconheço :
Quem fez tão diferente aquele prado ?
Tudo outra natureza tem tomado ;
E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve ; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado :
Ali em vale um monte está mudado :
Quanto pode dos anos o progresso !

Árvores aqui vi tão florescentes ,
Que faziam perpétua a primavera :
Nem troncos vejo agora decadentes .

Eu me engano : a região esta não era :
Mas que venho a estranhar , se estão presentes
Meus males , com que tudo degenera !             (Obras , 1768)

SECCHIN, Antônio Carlos . ANTOLOGIA TEMÁTICA DA POESIA BRASILEIRA - Faculdade
de Letras , UFRJ , 1 semestre de 2004.

03. (IME) O  lugar a  que  se refere  o autor na primeira  estrofe  é  definido  e  referenciado  pelos elementos sublinhados em

a) sítio e contemplá-lo. (versos 1 e 4)                 d) outra e tímido. (versos 3 e 4)
b) prado e natureza. (versos 2 e 3)                     e) natureza e esmoreço. (versos 3 e 4)
c) diferente e tímido. (versos 2 e 4 )


Texto 4

As coisas mudaram muito em termos do que  achamos  necessário  fazer  para  manter  nossos  filhos seguros. Um exemplo : só 10% das crianças americanas vão para a escola sozinhas hoje em dia.
Mesmo quando vão de ônibus , são levadas pelos pais até  a  porta  do veículo . Chegou  a  ponto   de
colocarem à venda vagas que dão o direito de o pai parar  o  carro  bem  em  frente  à  porta  na  hora
de levar e buscar os filhos. Os pais se acham ótimos porque gastam algumas centenas   de  dólares  na segurança das crianças. Mas o que você realmente fez pelo seu filho ? Se o seu filho está numa cadeira
de rodas , você vai querer estacionar em frente à porta. Essa é a vaga normalmente reservada aos portadores de deficiência . Então , você assegurou ao seu filho saudável a chance de ser  tratado como um inválido. Isso é considerado um exemplo de paternidade hoje em dia.  (IstoÉ , 22/07/2009)


04. (ITA) A palavra "isso" , na última linha do texto , retoma o fato de

a) as crianças americanas hoje não irem sozinhas à escola.
b) pais americanos tratarem seus filhos saudáveis como inválidos.
c) apenas 10% das crianças americanas irem sozinhas para a escola.
d) venderem vagas para os pais pararem o carro em frente à porta da escola.
e) os pais levarem e buscarem seus filhos até a porta do ônibus que os leva à escola.


Gabarito

1 - a
2 - c
3 - a
4 - b

(Tutora Cláudia)