quinta-feira, 15 de março de 2012

Os Modificadores: Adjetivos e Advérbios (Conteúdo)

(Carolina G. Palhares,  Tutora de Português
pelo PVS em Angra dos Reis)
1. Adjetivos
O adjetivo é a classe gramatical responsável por conferir uma característica, modificação ou restrição a um substantivo; observe:
Eu tenho uma bolsa.

Eu tenho uma bolsa bonita.
Eu tenho uma bolsa de cor amarela.

Note que, na primeira sentença, não há nada dito sobre como a bolsa é, o ouvinte (leitor) entende que o falante tem uma bolsa, mas não tem nenhuma informação que permita visualizá-la, ou seja, caracterizá-la. Na segunda sentença, o adjetivo bonita confere um dado sobre o substantivo bolsa. Já na terceira sentença, também aparece um elemento de caracterização, que diz como a bolsa é, porém não é um adjetivo, mas uma locução adjetiva.
~> A função de caracterizar é a mesma, o que muda é a forma: bonita é um adjetivo, de cor amarela é uma locução adjetiva.
Há uma equivalência entre os adjetivos e as locuções adjetivas. Veja
Dor de estômago = Dor gástrica

Período da tarde = Período vespertino
Conselho de pai = Conselho paterno

Note ainda que, se é dito “bolsa amarela”, o ouvinte tem em mente um modelo específico de bolsa, porém, se é dito “bolsa bonita”, este julgamento subjetivo impede que o ouvinte imagine a bolsa, ou pelo menos faz com que ele imagine sem fidelidade à bolsa real.
Assim, entendemos a diferença entre adjetivo objetivo e adjetivo subjetivo. No caso do adjetivo objetivo, não há juízo de valor: ele expressa uma característica objetiva, claramente expressa e que será dita por qualquer pessoa que veja a bolsa. Por outro lado, o adjetivo subjetivo é uma opinião do falante a respeito da bolsa - o que é bonito para um, pode ser feio para outro.
Exemplos de adjetivos objetivos:
Borboleta amarela, mulher burguesa,
Exemplos de adjetivos subjetivos:
Menina feia, sabor agradável, matéria confusa.

2. Advérbios
O advérbio é a classe gramatical responsável por conferir uma CIRCUNSTÂNCIA. Principalmente a um verbo, podendo se referir também a um adjetivo, um outro advérbio ou a toda a sentença. Está na sentença para conferir uma circunstância; observe:
Ana trabalha demais. (advérbio demais conferindo circunstância ao verbo trabalha)

O trabalho da Ana é chato demais. (advérbio demais conferindo circunstância ao adjetivo chato)
Ana trabalha absolutamente demais. (advérbio demais conferindo circunstância ao advérbio absolutamente)

Além de os advérbios se referirem a um termo específico na frase (verbo, adjetivo ou advérbio), ele pode também se referir a toda a frase. Neste caso, ele é usado para expressar uma opinião de quem fala a respeito do que é dito. Veja
Vencemos o jogo, obviamente.

Inesperadamente, perdemos a partida ontem.

Note que no segundo exemplo, o advérbio inesperadamente modifica toda a sentença, inclusive o advérbio ontem, presente na frase.

3. A categoria dos modificadores
Adjetivos e advérbios também são chamados de MODIFICADORES, pois os adjetivos qualificando e os advérbios conferindo uma circunstância modificam o sentido original das palavras a que se referem.

A diferença entre estas duas classes se dará, portanto, em relação ao termo modificado. O adjetivo SEMPRE se refere a um substantivo, enquanto o advérbio, pode se referir a um verbo, a um adjetivo, a um outro advérbio ou até mesmo à sentença inteira, como visto anteriormente.