quinta-feira, 15 de março de 2012

Os Modificadores: Adjetivos e Advérbios (Exercícios)

(Exercícios elaborados pelas tutoras de Português:
Carolina G. Palhares - PVS Angra dos Reis
Laryssa Amaro N. P. Dias - PVS Rocinha)
1. Em que casos a palavra destacada não tem valor de adjetivo? Explique
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.

2. Quais as opções contêm locução adjetiva? Explique
a) Esta é a torneira de água fria.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é anglo-saxônica.

3. Explique a diferença entre os termos destacados:
a) Ela anda cansado.
b) Ela anda cansada.

4. Só não há advérbio em:
a) Não o quero. 
b) Ali está o material. 
c) Tudo está correto. 
d) Talvez ele fale. 
e) Já cheguei.

5. Identifique a que termos os advérbios abaixo se referem e qual a circunstância que conferem:
a) Mal cheguei estou saindo. 
b) Ela era bem bonita. 
c) Ela anda muito naturalmente. 
d) Ela anda muito, naturalmente. 
e)Ela não viria, óbvio, eu disse.

Texto I
Era Uma Brincadeira
Tudo era apenas uma brincadeira
e foi crescendo, crescendo me absorvendo
e de repente eu me vi assim completamente seu
vi a minha força amarrada no teu passo
vi que sem você não tem caminho eu não me acho
Vi um grande amor gritar dentro de mim como eu sonhei um dia

Quando o meu mundo era mais mundo e todo mundo admitia
Uma mudança muito estranha, mais pureza, mais carinho, mais calma, mais alegria
No meu jeito de me dar

Quando a canção se fez mais forte, mais sentida
Quando a poesia realmente fez folia em minha vida
Você veio me contar dessa paixão inesperada por outra pessoa

Mas não tem revolta não
Eu só quero que você se encontre
Ter saudade até que é bom
é melhor que caminhar vazio
A esperança é um dom que eu tenho em mim (eu tenho sim)

Não tem desespero, não
Você me ensinou milhões de coisas
Tem um sonho em minhas mãos
Amanhã será um novo dia
Certamente eu vou ser mais feliz

6. A canção acima é organizada em dois momentos: antes e depois de a amante falar da paixão inesperada por outra pessoa. Analise os dois momentos e discuta como o eu-lírico encara a desilusão amorosa.

7. Indique qual o sentido da repetição da palavra “crescendo” no segundo verso.

8. Em “Você veio me contar dessa paixão inesperada por outra pessoa”, o termo em destaque cumpre função de adjetivo. Indique qual o substantivo que ele modifica.

9. No verso, “Uma mudança muito estranha”, há dois modificadores, identifique suas classes e que palavras eles modificam.

10.Certamente eu vou ser mais feliz”.
No verso acima, substitua o termo em destaque por outro equivalente, em seguida indique qual o termo que ele modifica.

11. Na canção Fugidinha de Michel Teló, há o seguinte verso “Logo agora que eu fiquei legal”. Observe que “legal” na oração modifica um verbo. Substitua o termo “legal” por outro equivalente e em seguida construa uma frase em que “legal” funcione como adjetivo.

12. Na canção Ai se eu te pego de Michel Teló, há no verso “E passou a menina mais linda” dois modificadores. Identifique-os, diga a qual classe de palavras pertencem e indique quais termos modificam.



GABARITO
1. A palavra destacada não tem valor de adjetivo nas alternativas 'b' e 'd'.
Em 'a', velho atribui uma característica a branco, que está substantivado pelo artigo indefinido um. Cinzento é como o dia era, tranquilos, como os viajantes estavam enquanto dormiam, todas essas opções representam, portanto, adjetivos. Porém velho, em b, está substantivado pelo artigo, bem como verde, ambos, antecedidos pelo artigo, ganham caráter de substantivo e perdem o status de adjetivo.
2. A opção que contém locução adjetiva é a 'a'. Em b, muito é advérbio de intensidade que modifica feio, adjetivo. Anglo-saxônica é um adjetivo de palavra composta. A locução adjetiva é de água fria, que obedece à construção das locuções: preposição + substantivo (de + água) e o adjetivo fria.
3. O verbo anda, neste contexto, se identifica com está. Cansada, denota, portanto, um estado do sujeito. Cansado é um advérbio formado por derivação imprópria (um adjetivo funcionando como advérbio), por esta razão não flexiona no feminino. O verbo anda, neste caso, equivale a caminhar, sendo cansado, portanto, o modo como o sujeito ela anda, caminha. Com este exemplo, notamos que o adjetivo no masculino singular pode funcionar como advérbio de modo, quando equivale a uma palavra análoga terminada em mente (ex.: ela anda cansado -> ela anda cansadamente). Note, ainda, que, se o sujeito fosse masculino singular (ex.: ele anda cansado) somente o contexto nos permitiria a interpretação correta da sentença.
4. Na opção ‘c’ não há advérbio. Não é advérbio de negação, ali é advérbio de lugar, talvez é modalizador, já é advérbio de tempo, porém tudo não é advérbio, é pronome.
5. Em ‘a’, advérbio mal se refere ao verbo cheguei e já ao verbo saindo, ambos conferem circunstância de tempo, sendo, portanto, advérbios temporais. Em ‘b’, bem se refere ao adjetivo bonita, é um intensificador. Em ‘c’, muito intensifica naturalmente, naturalmente é o modo como o sujeito ela anda. Em ‘d’, muito se refere a andar, intensificando esse verbo; naturalmente, que é um advérbio de frase, modaliza toda a sentença (representa uma tomada de posição de quem fala). Em ‘e’, não é advérbio de negação que se refere ao verbo viria; óbvio é, assim como naturalmente em ‘d’, um advérbio de frase.
6. No primeiro momento, o eu-lírico trata das expectativas exageradas a respeito da pessoa amada, o que nos leva a duvidar do segundo momento “que não tem revolta não”. Ou seja, nos surpreendemos com a reação do eu-lírico.
7. Intensidade.
8. Paixão
9. Muito – advérbio de intensidade. Modifica estranha.
Estranha – adjetivo. Modifica mudança.
10. Obviamente, não há dúvida (como na prova da UERJ). Modifica todo o enunciado, exprimindo ponto de vista do enunciador.
11. Logo agora que eu fiquei bem. Ela é uma pessoa legal.
12. Linda – Adjetivo – Modifica menina.
Mais – Advérbio de intensidade – Modifica linda.